Tem biblioteca na escola do seu filho?

Tem biblioteca na escola do seu filho?

setembro 17, 2018 1 Por eunolivro

Quanto maior a proximidade da criança com ambientes que tenham livros, maior a chance dela desenvolver o interesse pela leitura. Por isso a importância de ter livros tanto em casa quanto na escola, que deveriam contar com bibliotecas bem equipadas com material de leitura adequado para todas as idades. Há escolas que além de uma biblioteca central, contam com mini bibliotecas nas próprias salas de aula, para deixar os alunos ainda mais próximos dos livros!

Eu sempre estudei em uma escola pública em uma pequena cidade de 20 mil habitantes e até lá tinha uma biblioteca, por isso na minha cabeça eu sempre imaginei que todas as escolas tivessem biblioteca. Para mim, uma escola sem biblioteca seria algo parecido como um estádio de futebol sem campo. Mas será que isso é verdade?

Olhando os números do censo escolar de 2010 no infográfico abaixo, apenas 27% das instituições públicas de ensino fundamental e médio tinham biblioteca! isso mesmo, apenas 27%. E mesmo nas instituições particulares, em que era esperado algo muito superior, apenas 54% tinham biblioteca.

No ano de 2010 a lei 1.244/2010 foi publicada determinando que todas as instituições de ensino público e privado do país deveriam ter bibliotecas. A lei previa ainda que as bibliotecas deveriam contar com um acervo de no mínimo um livro para cada aluno matriculado. As instituições teriam 10 anos para se adequarem à nova lei, mas não há nenhuma penalização prevista. Como será que estamos 8 anos depois da publicação da lei?

Como vemos no infográfico abaixo,  tanto no ensino público quanto no particular, houve um aumento de apenas 4 pontos percentuais. É, não parece que alcançaremos 100% até 2020

A região Sul é a que possui maior percentual de escolas com biblioteca no ensino público (57%), mesmo assim sendo bem longe do ideal.

Presença de Bibliotecas nas Escolas do Brasil
Presença de Bibliotecas nas Escolas do Brasil

E na escola do seu filho? tem biblioteca?

Em todo caso, faça o possível para deixar o seu filho rodeado de livros para despertar o seu interesse pela leitura. E uma boa opção para incentivá-lo ainda mais neste fantástico mundo são os 
livros personalizados que podem conter todos os elementos do seu cotidiano.

Deixe abaixo o seu comentário sobre o assunto e curta a nossa página!

Abraços

Curta e Compartilhe!