5 dicas de como incentivar a leitura das crianças

5 dicas de como incentivar a leitura das crianças

setembro 18, 2018 0 Por eunolivro

Eu sempre imaginei que o contato natural da criança com os livros devesse começar na época da alfabetização. Mas especialistas recomendam o contato com os livros desde o nascimento! Mesmo que as crianças ainda não saibam ler, com o simples fato de folhearem o livro e mostrarem as figuras, os pais estarão ensinando o nome das coisas conhecidas e desenvolvendo o interesse pelos livros. Para saber desta e outras dicas, continue a leitura! 

1) Identifique os interesses do seu filho e escolha o material adequado

  • Procure sempre observar os temas e assuntos que o seu filho mais goste, quanto mais o material de leitura se aproximar destes tópicos, maior a chance dele se interessar pelo livro. Observe os jogos, brinquedos, filmes, desenhos que mais gosta, tudo isso pode dar pistas de seus maiores interesses.
  • Nesta etapa, cabe também considerar alguns padrões de necessidade/preferências de cada idade:
    • 0 a 2 anos: Pais e filhos podem começar a ver figuras juntos, lendo versos, reconhecendo os objetos.
    • 2 a 6 anos:  A criança já é capaz de ouvir histórias mais longas, mas ainda precisa do suporte das ilustrações. Estes livros ajudam quando apresentam objetos simples, sozinhos, retirados do meio em que a criança vive. A criança se interessa mais pelas cenas isoladas do que pela ação do enredo. Um livro sem texto ou com muitas ilustrações permite que a criança conte a história sozinha a partir das figuras.
    • 6 a 9 anos: Nessa fase do seu desenvolvimento a criança é essencialmente suscetível à fantasia, é a idade do conto de fadas.
    • 9 a 12 anos: A criança começa a orientar-se no mundo concreto, construindo uma fachada realista, mas com um pano de fundo aventureiro. O interesse pelos contos de fada ainda existe, mas é uma transição para a fase dos fatos e do aventuroso
    • 12 a 14 anos: Entre os interesses gerais estão as aventuras e os os romances sensacionais.
  • Mas é importante que a criança, quando assim o puder, tenha oportunidade de opinar e ter a liberdade de escolher o tema/material que mais lhe agrade.
  • Uma sugestão sempre válida é o livro personalizado, que permite que o mundo da criança seja retratada na história, o que sem dúvida é atrativo para a criança.

2) Ofereça um ambiente repleto de Livros

Faça o possível para que o seu filho sempre esteja rodeado por livros, seja na escola, em casa ou nos momentos de lazer. A disponibilidade de livros representa um papel decisivo para despertar interesses de leitura. O número e o tipo dos livros lidos são determinados, em grande parte, pelo “meio livreiro” do leitor.

  • Tenha em casa um acervo infantil que esteja sempre ao alcance dele
  • Incentive-o a trocar/emprestar os livros com os amigos, desta forma ele pode ter acesso a mais livros e desenvolver a responsabilidade de ter cuidado com as coisas de outras pessoas
  • Se possível, escolha uma escola com uma boa biblioteca, pois como vimos no post “Tem biblioteca na escola do seu filho?”, boa parte das escolas do Brasil não possuem biblioteca
  • Frequente com ele as Bibliotecas da cidade e as livrarias com espaço infantil. Caso sua cidade não tenha estas estruturas, as bancas de jornais também estão valendo!

3) Defina um horário fixo para ler

Cada vez mais o tempo que as crianças se dedicam para a leitura é menor, devido a concorrência com outros atrativos: televisão, videogame, celulares, e por aí vai. Por isso, é importante que desde cedo seja criado o hábito da leitura.
Tente ler com o seu filho durante todos os dias da semana, mesmo que durante poucos minutos. Escolha um horário que seja mais tranquilo para a família e um local calmo. De 10 a 15 min de leitura por dia neste mesmo local e horário pode ser o suficiente para criar um hábito de leitura para a criança, que passa também a desenvolver disciplina.

4) Identifique possíveis fatores inibidores

Caso o seu filho “não goste de ler de jeito nenhum”, tente descobrir o motivo:

  • Normalmente, quando a criança encontra dificuldades para ler, vai gostando cada vez menos de fazê-lo. Neste caso, tente ajustar a dificuldade dos livros lidos por ele. Tente reiniciar com o auxílio de livros ilustrados, de frases curtas.
  • Algumas vezes, as crianças vêem na leitura apenas uma obrigação escolar, e não um ato agradável e prazeroso de novas descobertas. Caso seja este o caso, tente incentivá-lo a procurar temas que lhe agrade.
  • Podem estar desmotivados por terem desempenho abaixo do que as outras crianças da mesma idade. Neste caso, motive-o e tente mostrar que ele pode seguir no seu próprio ritmo e que o importante é que ele se divirta e sempre tente melhorar em relação a ele mesmo, independente dos outros.

5) Dê o exemplo

É comum que os filhos se espelhem nos pais em vários aspectos e não seria diferente em relação a leitura. Por isso, tente você também ter o hábito da leitura. Além disso, procure saber o que o seu filho está lendo e tente ler o mesmo material também, para poder comentar com ele sobre o livro e discutir o assunto.

 

Deixe abaixo o seu comentário sobre o assunto e curta a nossa página!

Abraços

 

Curta e Compartilhe!