Melhores livros para crianças de 3 a 5 anos

Todos sabemos que a leitura tem grande importância na formação das crianças. Mas cada faixa de idade tem necessidades e características diferentes. Saber escolher o livro infantil certo para uma criança de 3, 4 ou 5 anos pode ser a diferença entre uma aventura inesquecível e um presente que provavelmente ficará esquecido em uma prateleira.

Você está pensando em comprar um livro para uma criança de 3 a 5 anos? Ótimo! Continue lendo que explicaremos tudo o que você precisa saber!

Quantidade de texto

Esse ponto é muito importante. Uma criança de 4 anos não conseguirá manter o interesse por um livro que uma criança de 10 anos conseguiria. Manter a atenção por tanto tempo é difícil para os pequenos. Por exemplo, no EUnoLIVRO temos títulos com cerca de 100 palavras para crianças muito pequenas e de até cerca de 1.000 palavras para as crianças um pouco maiores.

Temática

Uma história para uma criança de 3 anos tem que ser escrita de forma simples: um texto claro, frases curtas com começo meio e fim bem demarcados. Mas isso não quer dizer que não possa ter uma variedade enorme de temas! Para os muito pequenos, livros mais visuais ajudam a começar associar letras e números com coisas que a criança já conhece (veja, por exemplo, esse livro do EUnoLIVRO). Para os um pouquinho maiores, as histórias podem brincar com a realidade e imaginação das crianças. Qualquer tema (o corpo, a casa, animais, dinossauros, princesa, etc) é permitido, desde que a criança consiga se identificar com ele.

Tipografia

Um livro com uma letra bem escolhida pode fazer toda a diferença no interesse pela leitura. Uma criança até os 5 anos está começando a conhecer as letras e, provavelmente, vai desanimar se encontrar um livro que não o ajude a identificar letras e palavras que já conhece.

Vale a pena verificar alguns pontos, antes de se decidir por um livro para um pequeno leitor. Algumas orientações que seguimos no EUnoLIVRO.

  • Prefira um livro escrito em letra bastão, se possível, todo em maiúsculas. Provavelmente a criança começou a ler e a escrever com a “letra de forma”. Nada melhor que um livro que use o mesmo tipo de letra.
  • Evite fontes estilizadas, com serifas (serifas são aqueles pequenos traços no começo e/ou no fim do traçado de cada letra. Por exemplo, Arial é uma fonte sem serifas. Times New Roman é uma fonte com serifas).
  • Livros para essa faixa etária devem evitar fontes com letras dúbias (por exemplo, em muitas fontes, o I maiúsculo e o l minúsculo são praticamente idênticos).
  • Garanta que o livro tem letras grandes, com bom peso (letras “grossas”), bom espaçamento (entre letras e entre linhas) e sem separação de sílabas.
Exemplo de tipografia para um livro de criança de 3 a 5 anos. Fonte bastão, texto em maiúsculas, sem separação de sílabas, com bom peso e espaçamento.

Imagens

Para uma criança, abrir uma página de um livro só com texto é como ganhar roupa de presente de Natal. Lembre-se que a leitura ainda não é fluida. Além disso, as imagens ajudam a contextualizar o texto e a preencher eventuais falhas de compreensão. Opte por livros coloridos, com imagens que a criança consiga identificar e que faça parte do universo (real ou imaginário) dela. Por isso usamos figuras personalizadas no EUnoLIVRO. Quando a criança se identifica no texto e na imagem, o interesse pela leitura cresce incrivelmente!

Exemplo de livro personalizado. O interesse pela leitura cresce quando a criança se identifica no texto e na imagem.

Formato

Crianças pequenas ainda não têm toda a coordenação motora necessária para manusear algo pequeno ou delicado. Livros para crianças de 3 ou 4 anos devem ser grandes, com páginas de boa gramatura, para não rasgarem com facilidade e nem serem difíceis de mudar de página. Em geral, livros com tamanho A4 ou quadrados, com 20cm pelo menos de lado, funcionam muito bem para essa idade!

Como vimos, não é muito difícil escolher um livro para uma criança de 3, 4 ou 5 anos. Mas alguns detalhes são importantes para que a experiência seja deliciosa… Afinal, ninguém quer que uma criança tenha más lembranças dos seus primeiros livros, não é mesmo?

Seguindo essas dicas, você pode ir para uma livraria tranquilo para fazer uma boa compra! Se preferir, existem excelentes opções de livros sendo vendidos pela internet, com a vantagem de, em alguns casos, ser possível fazer um livro totalmente personalizado para a criança!

Boa leitura e até a próxima!

1 comentário em “Melhores livros para crianças de 3 a 5 anos”

Deixe um comentário